MÁRIO FERREIRA DOS SANTOS

          “Quando a obra de um único autor é mais rica e poderosa que a cultura inteira do seu país, das duas uma: ou o país consente em aprender com ele ou recusa o presente dos céus e inflige a si próprio o merecido castigo pelo pecado da soberba, condenando-se ao definhamento intelectual e a todo o cortejo de misérias morais que necessariamente o acompanham.” - OLAVO DE CARVALHO
          Infelizmente quanto à obra de Mário Ferreira dos Santos foi a segunda opção que prevaleceu, sendo então sua história escondida, suas obras não divulgadas. Tudo, ao que consta, graças à derrota de Caio Prado Júnior, ‘intelectual’ do Partido Comunista Brasileiro, que sofreu um vexame histórico ao debater em público com Mário e ter seu discurso comunista corrigido e refutado arduamente. Contribuindo a isso tem-se o não interesse de publicação por parte de editoras e Mário vende seus livros então de porta em porta. Porém a leitura é difícil, revisões eram necessárias às obras e isso torna-se também fator limitante ao sucesso do autor.
          Dentre suas obras “Filosofia Concreta” traz uma sequência de afirmações auto-evidentes e conclusões bem fundadas nelas – uma ambiciosa e bem sucedida tentativa de descrever a realidade como deve-se concebê-la para que afirmações científicas façam sentido.
          Mário analisa o que foi investigado por filósofos ao longo de vinte e quatro séculos, encontrando o ponto de convergência, construindo e sintetizando os métodos de demonstração para fundamentá-los sob todos os ângulos concebíveis.
          Criador da filosofia concreta, define-a como um conhecimento circular que conexiona tudo o que pertença ao objeto estudado, desde sua definição geral até sua inserção em postos maiores e seu posto na ordem dos conhecimentos.
          “O que está em jogo não é o futuro de Mário Ferreira dos Santos: é o futuro de um país que a ele não deu nada, nem mesmo um reconhecimento da boca para fora, mas ao qual ele pode dar uma nova vida no espírito.”




PARA DOWNLOAD CLIQUE SOBRE O TÍTULO DA OBRA DESEJADA

Lista de Obras no HD:









9 - Filosofia Concreta




10 - Métodos Lógicos e Dialéticos





13 - Tratado de Economia



14 - Filosofia e História da Cultura




15 - Análise de Temas Sociais










22 - Curso de Oratória e Retórica






Postar um comentário